A Prefeitura de São Paulo, por meio da ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento) abre nesta terça-feira (4) inscrições para o curso gratuito de formação em desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ao todo, são 120 vagas destinadas a interessados em iniciar carreira como game developers.
As inscrições vão até 12 de novembro e devem ser realizadas pelo site. Podem participar pessoas com 16 anos ou mais, com Ensino Médio completo ou em curso e que residam na cidade de São Paulo.
Metade das vagas é destinada a estudantes e egressos de escolas públicas ou bolsistas integrais de instituições privadas e a outra metade para ampla concorrência.
O curso integra as atividades do Hub Sampa Games, inaugurado também nesta terça-feira, 4 de novembro, e que oferece estrutura moderna, capacitação técnica gratuita e conexões com o ecossistema de games e tecnologia.
O objetivo da iniciativa é formar novos talentos para o maior mercado de entretenimento do mundo. Globalmente, a indústria de jogos eletrônicos já superou o cinema e a música e estima-se que tenha gerado uma receita total de R$ 1 trilhão em 2024. Com 115 milhões de jogadores, o Brasil se destaca no cenário global. De acordo com a Pesquisa Games Brasil 2024, 50% dos brasileiros se consideram gamers e as oportunidades de trabalho acompanham esse crescimento: o número de estúdios nacionais cresceu 683,4% em 10 anos, saindo de 133, em 2014, para 1.042 em 2024.
Segundo Renan Vieira, presidente da ADE SAMPA, a iniciativa amplia o acesso à formação gratuita ao preparar novos talentos para esse mercado. “Ao oferecer oportunidades de qualificação e conexão com a indústria de jogos, o programa fortalece o ecossistema local e consolida São Paulo como um dos principais polos de inovação e formação em games do país”, destaca.
Processo seletivo e formato do curso
O processo de seleção será dividido em quatro etapas: inscrição online, prova teórica online, prova prática presencial e convocação para matrícula.
Na primeira fase, os candidatos responderão questões de lógica, raciocínio lógico-matemático, interpretação de texto, noções básicas de matemática aplicada e informática. Já na segunda fase, será aplicado um teste de pensamento computacional em plataforma de programação no formato no-code.
O curso tem duração de 12 meses e carga horária total de 180 horas — sendo 120 presenciais e 60 online. A grade abrange os módulos: Pré-produção I e II, Game Art, Game Art 3D, Engine e Projeto Final.
O projeto visa formar 720 alunos por ano. Nessa primeira iniciativa, serão formadas seis turmas, com até 20 estudantes cada.
O início das aulas acontece entre 4 e 7 de fevereiro de 2026. Para receber o certificado de conclusão, os alunos deverão ter pelo menos 75% de presença nas aulas presenciais e 100% de participação nas atividades online.


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2024/e/8/t6uSGnQMuY2xkeCS5mtQ/53014515767-d49ec5f0fc-k.jpg)