Palmeiras e Boca Juniors entram em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, para a definição de um dos finalistas da Conmebol Libertadores 2023. A disputa que teve início em Buenos Aires e será retomada em São Paulo não foi interrompida nos bastidores.
Uma sequência de episódios, todos causados pelo time argentino, incomodaram de certa forma o Palmeiras ao longo da semana. Abaixo, o ge cita os principais capítulos que esquentaram o clima nos bastidores.
Boca Juniors 0 x 0 Palmeiras: veja como foi a primeira partida da semifinal da Libertadores
Acesso da torcida ao Allianz Parque
Os torcedores do Boca Juniors que forem acompanhar a partida contra o Palmeiras nesta quinta-feira, em São Paulo, terão de passar pelo reconhecimento facial para entrar no estádio.
O clube argentino bem que tentou evitar o uso da tecnologia para o controle de acesso dos seus torcedores no estádio, mas teve o pedido negado pelo Palmeiras. O Boca queria a entrada apenas com o ingresso físico.
Segundo apurou o ge, o clube brasileiro não viu motivo para abrir exceção de um sistema já consolidado e que aumenta a segurança de todos no local.
1 de 3
Reconhecimento facial opera em todos os setores do Allianz Parque — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras Reconhecimento facial opera em todos os setores do Allianz Parque — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
O uso da biometria facial é feita em 100% dos acessos dos torcedores ao Allianz Parque. Na atual edição da Conmebol Libertadores, os torcedores do Bolívar e do Deportivo Pereira fizeram o cadastro no sistema e não tiveram problemas para acompanhar a partida.
Preocupado com a possibilidade de problemas no acesso dos torcedores do Boca Juniors ao Allianz Parque, o Palmeiras enviou funcionários para a Argentina em uma espécie de treinamento e suporte para ajudar o rival a entender o funcionamento da tecnologia.
Palmeiras divulga passo a passo para cadastro de torcedores
O Boca Juniors emitiu um comunicado nas redes sociais reforçando a necessidade do cadastro da biometria facial no site de venda de ingressos do Palmeiras. Cerca de 2 mil torcedores do Boca são esperados no Allianz Parque nesta quinta. Segundo apuração do ge, um número reduzido realizou o cadastro até o momento.
Sem a biometria facial cadastrada, o torcedor que for ao estádio, independentemente do time que irá torcer, não terá acesso ao jogo de quinta-feira. Na última parcial divulgada, o Palmeiras informou que quase 37 mil ingressos foram vendidos.
Outro ponto que movimentou os bastidores na última semana foi a notificação do Palmeiras para a Conmebol sobre atos racistas de torcedores do Boca Juniors na Bombonera. O clube brasileiro enviou imagens para a entidade e espera por uma punição.
O Boca é reincidente, tendo sido punido anteriormente pela Conmebol pelo mesmo motivo.
2 de 3
Torcedor do Boca exibe mensagem racista para torcedores do Palmeiras — Foto: Reprodução/X Torcedor do Boca exibe mensagem racista para torcedores do Palmeiras — Foto: Reprodução/X
Notícias falsas incomodaram
3 de 3
Boca Juniors treinou no CT do Corinthians antes de enfrentar o Palmeiras — Foto: Divulgação/CABJ Boca Juniors treinou no CT do Corinthians antes de enfrentar o Palmeiras — Foto: Divulgação/CABJ
O ge apurou que não houve pedido formal do Boca Juniors para vistoriar o local, mesmo a delegação do clube tendo feito isso na noite desta quarta-feira sem qualquer tipo de problema. É importante lembrar que a Conmebol veta qualquer treinamento dos times visitantes nos locais dos jogos, mas permite a ida ao gramado, sem chuteiras e com calçados que não prejudiquem o campo.
Outra informação que circulou entre os argentinos seria de um possível cancelamento do jantar oferecido tradicionalmente pelos dirigentes do clube mandante aos visitantes, por causa dos episódios recentes que impediriam qualquer clima para a confraternização.
O real motivo, porém, é a chegada de Riquelme, vice-presidente do Boca, ao Brasil apenas no início desta noite de quinta-feira, impedindo qualquer possibilidade de reunião entre dirigentes. Procurados pelo ge, nenhum dos clubes se posicionou sobre o tema.
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge