Um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS, na última sexta-feira (10), afetou a divulgação de casos e mortes em Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. Em São Paulo, a secretaria estadual de saúde informou que os números do dia (24 novas mortes e 27 novos casos) são parciais e ainda refletem essa mesma questão. É o quinto dia seguido com problemas relacionados ao ciberataque, apontados por diferentes Estados.
A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 151 por dia, uma queda de 34% em relação aos casos registrados em 14 dias. De acordo com o balanço de hoje, fechado às 20h, o número de casos registrados da doença de ontem para hoje foi de 5.083. Com isso, o total de infectados pela covid-19 subiu para 22.194.297.
A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 5.427 por dia, um recuo de 38% em relação aos casos registrados em 14 dias. Os dados divulgados pelo consórcio de imprensa foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa desde o dia 8 de junho de 2020 para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal.
Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.